5 coisas que ninguém te conta sobre emagrecimento
É tanta informação que a gente lê por aí sobre como emagrecer, tantas dietas, tantos cursos, tantas técnicas, tanto pitaco no que a gente come, mas tem coisa que só a nutri abre o coração e te conta!
1- "NÃO TEM QUE PARAR DE COMER E SIM COMER MELHOR": O primeiro, o clássico e o mais tóxico de tudo que a gente acaba ouvindo ou então que acaba passando pela nossa cabeça é o tal "tem que fechar a boca". Essa expressão foi levada ao extremo nesses últimos tempos com o estudo neozelandês do dispositivo introduzido na boca do paciente que literalmente o impedia de abrir a boca. Se trata de um imã implantado cirurgicamente nos dentes que permite a boca abrir até um determinado ponto que comportasse somente a passagem de líquidos. Além de causar muito desconforto, o aparelho oferece alto risco de asfixia caso o paciente vomite ou tente ingerir alimentos sólidos. Que solução boa, não?!
Não, nem esse estudo e nem o termo "tem que fechar a boca" são a solução para a perda de peso, pois esse é um processo que envolve vários fatores que estão presentes ou ausentes na vida do paciente como um todo. Que solução é essa para uma pessoa que não tem o hábito sequer de tomar café da manhã, que não come uma verdura, que não tem o costume de beber água ou que encontra na comida um alívio para o sofrimento?
Em outras palavras, fechar a boca é um termo que precisa cair no esquecimento e um estudo mais aprofundado na história do paciente e a conscientização compassiva e progressiva da importância de uma boa alimentação devem ser levados em consideração.
2- "DESCASQUE MAIS E DESEMBALE MENOS": Faça dos alimentos in natura e minimamente processados prioridade nas suas escolhas alimentares pois sofreram menos ou quase nenhuma mudança após deixarem a natureza. Sabemos que muitos alimentos industrializados, incluindo os veganos, possuem inúmeros aditivos químicos que, a longo prazo e consumidos em excesso, aumentam risco de desencadear doenças crônicas, além de serem comercializados em embalagens que de alguma forma vão parar no meio ambiente poluindo o solo. Pensando em um consumo sustentável e que traga muitos benefícios nutricionais para seu corpo, descasque mais.
3- "NÃO PRECISA GASTAR MUITO PARA SE ALIMENTAR BEM": Suplementos, probióticos, nutracêuticos, fitoterápicos - todos são nossos aliados no plano alimentar, porém trabalhar a alimentação sempre será a prioridade e você vai se surpreender como uma boa alimentação e planejamento podem aliviar o bolso.
4- "NÃO PRECISA PARAR DE COMER O QUE VOCÊ GOSTA": Dentro de um plano alimentar equilibrado, associado a um estilo de vida saudável e se não há restrição por conta de alguma doença, você não precisa parar de comer o que gosta, afinal comer também é um ato de prazer.
5- " ESQUEÇA DA BALANÇA POR UM TEMPO": O peso é somente um dos vários parâmetros da análise nutricional, portanto não se desespere com a perda de peso pois ela, dentre várias mudanças e dentro de uma análise global, é um dado importante, porém não o mais importante. Seu corpo precisa de um tempo para adaptar-se à mudança de hábitos e isso leva um tempo.
E tem mais coisas que só a nutri pode te contar especificamente sobre a sua alimentação. Quer saber? Agende já sua consulta!
by Nutri Dani Esteves